Primeira Cirurgia na Abordagem da Endometriose

Primeira Cirurgia na Abordagem da Endometriose

A primeira cirurgia, na abordagem da endometriose, é extremamente importante.

A endometriose pode ser considerada uma doença enigmática pelo contexto que a cerca em relação a sua iniciação, progressão e disseminação.

É por isto uma doença desafiadora pela sua complexidade e pelo elevado grau de dificuldade cirúrgico, com elevadas taxas de complicações, sendo muito frequente no consultório nos depararmos com pacientes submetidas a um enorme número de intervenções cirúrgicas.

Essas dificuldades explicam o pequeno número de centros e equipes médicas capazes de realizar esse procedimento com excelência, não só no Brasil e no mundo.

Diagnóstico Clínico para a Endometriose

Diagnóstico Clínico para a Endometriose

A Relevância do Diagnóstico Clínico para a Endometriose

A endometriose, ao longo dos últimos anos, teve o seu diagnóstico realizado através de procedimentos cirúrgicos – laparoscópicos na sua maioria – considerados como padrão ouro, não só para ver as lesões mas para fazer biópsias que serão eventualmente estudadas do ponto de vista anato-patológico.

Com a melhora dos equipamentos de imagem (ultrassom e ressonância), assim como dos profissionais médicos que realizam estes exames, o diagnóstico Clínico passou a ter enorme relevância na abordagem da endometriose ficando assim para cirurgia o papel não só de confirmar a doença, estadiar e realizar uma cirurgia adequada e, na maioria das vezes, definitiva.

Dr. Gustavo Safe
Centro Avançado em Endometriose

Olá! Precisa de ajuda?