(31) 97181-6863
Você Mulher Moderna que precisa fazer várias atividades, cuidar dos filhos, do marido, da casa, trabalhar,  precisa realmente menstruar ?
.
No passado as mulheres menstruavam em função da sua paridade da sua sobrevivência, em torno de 160 vezes ao longo da vida. Hoje, você é candidata a menstruar mais de 450 vezes.
.
Seria a menstruação uma sangria inútil ?
.
Como será que a mulher da idade da pedra lhe dava com os sintomas da TPM: cólica, irritabilidade, essas coisas.
.
Engraçado imaginar que era assim mas, a mulher das cavernas não tinha problema com a menstruação, sabe por quê? Porque ela não menstruava, não dava tempo. Ela tava sempre gravida, nascia um bebê e já tinha outro, encomendado, a caminho.
.
Este é apenas um exemplo de como a menstruação afetou muito pouco o papel da mulher na história. Na verdade foi a história que afetou, e muito, o modo como as mulheres lidaram com menstruação e seus sintomas.
.
As coisas mudavam. Homens e mulheres saíram das cavernas, construíram casas, casamentos e famílias.
Mais uma coisa não mudou:  a imagem da menstruação permanência regida pela cultura de cada época.
.
Grécia antiga, além da filosofia, os pensadores tiveram ideias bem esquisitas: eles acreditavam que as mulheres se sentiam melhor, depois de menstruar, sem anotar o Óbvio. Na verdade elas se sentiam aliviadas com o fim da TPM e os outros sintomas.
.
Pronto surgiu a ideia de que a menstruação era necessária e fazia um bem enorme a mulher.
.
Na Roma antiga, durante o período menstrual, as mulheres eram consideradas impuras, todo mundo queria era distância delas.
.
Já na Idade Média, as mulheres mais puras repudiavam o sexo, ou seja, menstruavam o dia inteiro, a vida inteira.
.
Nada como um século depois do outro para mudar tudo.
.
Com os anos 60 a revolução começou e a mulher ganhou mais espaço que novas opções: estudar, trabalhar fora, fazer isso fazer aquilo, não fazer nem uma coisa nem outra ou só fazer o que tivesse vontade. Casar, separar, ter filhos, não ter filhos.
.
Menos filhos, quer dizer mais menstruação e mais menstruação, mas sintomas.
.
Com os primeiros anticoncepcionais, ela pode separar sexo de gravidez, descobrir que menstruar não era natural e necessariamente benéfico e que os anticoncepcionais evoluiam, a velha pergunta ganhava novas respostas:
.
Eu preciso menstruar ?
Menstruar é bom ou não ?
Eu preciso conviver com todos os sintomas da TPM ?
.
Existe uma opção segura ?
.
Sim, Existe ! 
.
Dr. Gustavo Safe
Centro Avançado em Endometriose