Ultrassom especializado para avaliar endometriose infiltrativa!!

ULTRASSOM TRANSVAGINAL COM PREPARO PARA PESQUISA DE ENDOMETRIOSE

A endometriose é uma doença frequente no mundo, acometendo até 1 em cada 10 mulheres. É caracterizada pela presença de células originalmente do útero (tecido endometrial), desenvolvendo-se fora do útero. Suas principais manifestações clínicas são: dor pélvica, dificuldade de engravidar e massa pélvica palpável.

O diagnóstico preciso da doença é fundamental para definir a melhor estratégia de tratamento para cada mulher. Porém, algumas pacientes percorrem consultórios ginecológicos por anos, até terem o diagnóstico de endometriose. Nesse sentido, o ultrassom transvaginal com preparo é o exame de primeira linha para a pesquisa de endometriose pélvica.

A ultrassonografia transvaginal com preparo se difere do ultrassom transvaginal básico pois é um exame minucioso, com atenção especial na identificação de focos de endometriose. É um método que exige maior tempo de execução, porque sua avaliação contempla ainda o exame do canal vaginal, além da parede abdominal e dos rins pela via abdominal e acometimento endometriose intestinal (reto/sigmoide, apêndice).

O diagnóstico por imagem especializado em Centros Avançados em Endometriose pode significar o sucesso no tratamento.

Posted in Artigos, Entrevistas

Leave a Comment