Foi dada a largada para a 4ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose, a EndoMarcha 2017, que será realizada no dia 25 de março em vários países. O objetivo da marcha é conscientizar a sociedade sobre a endometriose, mostrar nossa voz e nossos rostos, pois precisamos que nossos governantes reconheça a doença como social, pois só assim é que poderá ter políticas públicas para as cerca de 10 milhões de brasileiras, que sofrem com a endometriose. Uma a cada 10 mulheres tem endometriose. No mundo todo são mais de 200 milhões de meninas e mulheres que sofrem com a doença. Uma estatística muito alta. Você sabia que no Brasil e no mundo todo existe mais portadoras de endometriose que portadores de HIV (que atinge os dois sexos)?
Informativo:
Informamos que o Centro Avançado em Endometriose realiza apenas consultas particulares, que inclui a consulta e retorno com 2 especialistas e exame de um ultrassom. Torcemos para que não seja necessário, mas caso haja necessídade de cirurgia poderá utilizar o plano para internação ou ainda solicitar reembolso, veja instruções.
Depoimentos:
Juliane Consoli “Agradeço primeiramente a Deus,e há equipe do Dr. Jorge Safe e a seu filho Dr. Gustavo Safe que salvou minha vida em 2006 em uma cirurgia extremamente complicada que realizei pra combater a endometriose . Hoje me encontro curada depois de 19 anos sofrendo com essa doença que não é fácil , só quem tem sabe. Dr. Gustavo parabéns pela sua iniciativa, seu caminho é longo e difícil mas não impossível, Que Deus te abençoe.”
A endometriose é uma patologia ginecológica benigna caracterizada pela presença de endométrio fora da cavidade uterina. Acomete cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva e tem como principais sintomas cólicas, dor pélvica crônica e infertilidade. O quadro de dor constante chega a comprometer a qualidade de vida da paciente nos mais diversos campos, inclusive na vida íntima. Em busca do alívio da dor, técnicas fisioterápicas inovadoras aparecem como opção e realizam uma abordagem de forma alternativa e complementar. Direcionamento da respiração, consciência postural, recrutamento adequado da musculatura, trabalho de assoalho pélvico (musculatura íntima), autoconhecimento corporal e massagens são alguns dos aspectos abordados. Além de ser um atendimento personalizado, não apresenta contraindicações , as mudanças no corpo costumam ser sentidas com pouco tempo de intervenção e a utilização de diversos acessórios torna o seu tratamento mais dinâmico e atrativo. Busque qualidade de vida, se permita experimentar… Agende um horário e desfrute dos benefí
ULTRASSOM TRANSVAGINAL COM PREPARO PARA PESQUISA DE ENDOMETRIOSE
A endometriose é uma doença frequente no mundo, acometendo até 1 em cada 10 mulheres. É caracterizada pela presença de células originalmente do útero (tecido endometrial), desenvolvendo-se fora do útero. Suas principais manifestações clínicas são: dor pélvica, dificuldade de engravidar e massa pélvica palpável.
O diagnóstico preciso da doença é fundamental para definir a melhor estratégia de tratamento para cada mulher. Porém, algumas pacientes percorrem consultórios ginecológicos por anos, até terem o diagnóstico de endometriose. Nesse sentido, o ultrassom transvaginal com preparo é o exame de primeira linha para a pesquisa de endometriose pélvica.
A ultrassonografia transvaginal com preparo se difere do ultrassom transvaginal básico pois é um exame minucioso, com atenção especial na identificação de focos de endometriose. É um método que exige mai
Há vários anos, os estudiosos no campo da anestesiologia alertam para o tratamento inadequado da dor nas diversas circunstâncias nas quais o paciente fica exposto ao estímulo doloroso. Tal fato é observado em casos de dor aguda, principalmente no pós-operatório de procedimentos cirúrgicos. Nos Estados Unidos, estima-se que, dos 80 milhões de cirurgias ambulatoriais, atualmente realizadas, cerca 10% e 70% dos pacientes desenvolverão algum grau de Dor Crônica Pós-Operatória, dependendo do tipo de cirurgia. Essa entidade médica: Dor Crônica Pós-Operatória (Dor que permanece após a cirurgia por pelo menos 2 meses) está bem caracterizada e depende de vários fatores que podem ser abordados tanto no pós-operatório, quanto, mais recentemente, no pré-operatório. Portanto é interesse do Centro Avançado de Endometriose, traçar estratégias para que você tenha abordagem o mais completa possível, com o objetivo de tornar seu pós-operatório seguro e confortável. O Dr. Carlos Henrique Viana de Castro é medico anestesiologista membro da equipe do C
Com o objetivo de buscar uma atualização abrangente sobre a Endometriose o Dr. Gustavo Safe participou com Congresso Endometriosis 2017 realizado de 14 a 16 de setembro em Nápoles na Itália. O evento reuniu os maiores especialista na doença.
.
HIGHLIGHTS WCE 2017 O 13O. Congresso Mundial de Endometriose (WCE) aconteceu em Vancouver no Canadá nos últimos dias 17-20 de maio 2017. O congresso contou com grande número de participantes sendo 64 brasileiros pré- inscritos até o dia 17. O Congresso apresentou como proposta inicial a de se virar a página da endometriose “Turning over a new leaf” . Neste contexto pode-se perceber com a programação apresentada uma maior preocupação com a paciente e com os sintomas apresentados pelas portadoras com endometriose sem deixar de discutir o resto. Dentre as novidades podemos destacar a abordagem das disfunções sexuais, das comorbidades como síndrome intestino irritável e cistite intersticial, cânceres não ginecológicos como melanoma, alterações imunológicas, dor e principalmente infertilidade associada a endometriose. O congresso finalizou com duas palestras importantes sobre a necessidade de se preservar a fertilidade e acompanhar adequadamente as gestantes portadoras de endometriose que podem apresentar mais complicações e que deve