Acupuntura auxilia no tratamento da endometriose

A Endometriose é uma doença cada vez mais frequente e notamos que a Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa vêm a contribuir muito na compreensão e no auxílio ao tratamento. A Endometriose consiste no crescimento do endométrio fora do útero, ocorrendo dor durante ou entre o período menstrual, talvez durante o coito, dor pelos movimentos peristálticos, infertilidade, cansaço e exaustão. Pode haver também hemorragia uterina intensa. É uma manifestação do desequilíbrio energético. Há várias razões desse desequilíbrio. Cada vez mais temos utilizado a acupuntura ao tratamento habitual com respostas mais favoráveis, contribuindo para a evolução  das melhorias e complementando o tratamento convencional.

Essa doença já atinge cerca de 15% da população feminina. Pesquisas revelam que essas mulheres trazem algumas características em comum: são pessoas perfeccionistas –tudo tem de estar sob controle e organizado ao seu modo–, são auto-exigentes –cobram demais, tudo deve acontecer como foi planejado, tendo dificuldade de aceitar falhas, lidar com os seus erros, alta capacidade de controle e comando– muitas vezes assumem problemas de outras pessoas e têm dificuldade de lidar com as frustrações.

Por todas as características apresentadas, são pessoas muito ansiosas e estressadas, fatores que contribuem para o desenvolvimento dessa patologia. Essas características não estão presentes, necessariamente, em todas as portadoras de Endometriose, existindo mulheres que apresentam traços semelhantes sem apresentar a doença.

Esse perfil das mulheres com Endometriose vai ao encontro da Medicina Tradicional Chinesa. Essa filosofia e prática milenar entende que a doença é um processo, onde a patologia em si é apenas uma consequência de fatores e situações que ocasionam o seu desenvolvimento. E esta visão amplia muito nosso entendimento de que o ser humano não é segmentado e deve ser visto como um todo.

Em outros aspectos as mulheres que têm mais propensão para desenvolver a endometriose são aquelas que trabalham demais, têm dificuldades de relacionamento, principalmente afetivo, sentindo-se muitas vezes bloqueadas, presas e estagnadas. Muitas vezes não dão conta das adversidades. Pela Medicina Tradicional Chinesa esta patologia está muito associada ao estresse emocional, dificuldade de lidar com conflitos emocionais, excesso de trabalho, dificuldades na esfera da sexualidade ou gestação, são etiologias que contribuem desenvolvimento deste processo.

A Acupuntura tem se mostrado eficaz no tratamento da Endometriose por conseguir, por exemplo, aliviar sintomas de dor, que alguns remédios não conseguem reverter, stress, ansiedade, TPM, intestino preso, entre outras. O tratamento com Acupuntura deve ser regular e de acordo com o padrão de desarmonia energética.

 

Foto_dra debora

Débora Haddad

Graduada em Psicologia pela Universidade Fumec de Belo Horizonte desde 2004.

Pós graduada em Acupuntura pela escola de Medicina Chinesa Incisa Imam.

Especialista em Fitoterapia.

Posted in Artigos, Entrevistas

Leave a Comment